De acordo com reportagem da revista Exame existem cinco habilidades socioemocionais que têm se mostrado de extrema importância para líderes de diferentes áreas. Entenda quais são elas e como dominá-las.
Foco e Visão Estratégica
É de suma importância que um líder saiba focar nas metas e objetivos, com uma estratégia clara do passo a passo a ser executado, assim ele é capaz de se comunicar e organizar seu time, dividindo corretamente as tarefas e guiando seus colegas. Portanto, saiba responder com convicção a pergunta "para onde estou indo?", pois a resposta servirá como uma bússola.
Ser bom com as pessoas
Não se engane, para ser um bom líder é necessário muito mais do que uma boa formação e resultados dentro do mercado de trabalho, por mais importantes que esses pontos sejam, cada vez mais profissionais do RH buscam por pessoas que saibam se relacionar bem com outras, facilitando o convívio na empresa, engajando a equipe e melhorando os resultados. Portanto, sempre tenha em mente, não se chega a lugar algum sozinho (a), um time unido será capaz de mais conquistas do que um líder tentando fazer tudo por conta própria.
Comunicação Assertiva
Vá direto ao ponto! Isso tornará os momentos de distribuir tarefas e dar feedbacks muito mais fáceis, além de que uma comunicação aberta permite que seus colegas sintam-se a vontade para demonstrar dificuldades com prazos, demandas e expectativas, sendo possível resolver os problemas antes mesmo deles acontecerem. Lembrando que se trata de falar com clareza e afetividade, não com respostas curtas e de forma grosseira.
Equilibrar Metodologia e Flexibilidade
Enquanto um líder tradicional se prende a regras e padrões, um líder do futuro é capaz de enxergar as mudanças no mercado e acompanhá-las. É importante deixar claro quais serão os métodos utilizados pela equipe e escutar o que os demais membros estão propondo, as vezes um integrante mais novo ou de uma área diferente pode ter uma visão distanciada do problema propondo uma solução inovadora. Logo, seja aberto às novas ideias e tente se adaptar as novidades rapidamente.
Empatia e Equilíbrio Emocional
Algumas pessoas já possuem a habilidade natural de se colocar no lugar do próximo, mas para outros a empatia precisa ser exercitada até ser internalizada, assim como o equilíbrio emocional. É essencial que um bom líder compreenda suas próprias emoções e a dos que estão a sua volta, aqueles que conseguem alcançar essa habilidade é capaz de contornar momentos tensos e estressantes, lidando da melhor forma possível com os imprevistos que surgirem. Desse modo, faça terapia, busque o autoconhecimento, tenha atividades de lazer e relaxe para que no trabalho você esteja bem emocionalmente.
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