Você que almeja abrir seu próprio negócio ou já possui um empreendimento, você já realizou alguma vez uma análise de SWOT ou como também conhecido FOFA? Se ainda não conhece ou quer se aprofundar mais no assunto, fique atento a essa matéria que nós da 4Connect Coworking vamos te explicar em cada detalhe.
O que é Análise de SWOT?
A Análise de Swot ou FOFA em português - Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades ) e Threats (Ameaças) - é uma ferramenta para gestão empresarial e planejamento estratégico para novos projetos. Desse modo, é possível compreender o cenário competitivo do seu negócio dentro do mercado de atuação, levando a uma melhor tomada de decisões coorporativas.
A Matriz SWOT é uma das táticas mais populares do marketing, promovendo uma avaliação do cenário antes de tirar um projeto do papel aumentando suas chances de sucesso e evitando possíveis erros. Em diversas situações do nosso dia a dia aplicados o SWOT de maneira inconsciente, ponderando as vantagens e desvantagens de uma determinada situação e quais seriam as possibilidades antes de realmente realizar uma ação, como mudar de cidade ou comprar um carro novo. O mesmo deve ser feito no setor empresarial, todavia, avaliamos os recursos da empresa, pontos fracos, quais concorrentes representam maior ameaça e como contorná-las e quais parcerias e oportunidades podem ser aproveitadas.
Como fazer uma análise de SWOT na usa empresa:
Mas, vamos ao que interessa, como de fato aplicar essa ferramenta de forma efetiva. Inicialmente é interessante se reunir com os principais pilares da sua corporação, como marketing, financeiro, sócios e demais integrantes que possam levar pontos de vista variados e amplos sobre o cenário atual do mercado. Com a equipe reunida utilize um quadro ou telão para compor a Matriz SWOT.
As forças e fraquezas devem ser preenchidas a partir de uma análise interna do seu negócio, responda as perguntas: Quais são os recursos que a empresa pode atualmente investir em um novo projeto? Quais pontos fortes a equipe representa? O que sua empresa/serviço oferece de melhor hoje? O que faz seus clientes voltarem? E demais perguntas que sejam relevantes para a sua análise em particular. Nas fraquezas procure descrever o que precisa ser melhorado dentro da empresa, com criticas construtivas e pontos que precisem de mais atenção.
As oportunidades e ameaças devem ser observadas partindo dos fatores externos ao seu empreendimento. Para responder acerca das oportunidades pesquise sobre quais possíveis empresas e fornecedores podem ser seus parceiros, eventos que a empresa pode promover, quais relacionamentos com ONGs, prefeitura ou outras entidades podem ser firmadas que lhe tragam benefícios. Em relação as ameaças, compreenda como são seus concorrentes, se eles apresentam uma concorrência direta ou indireta, o que há no produto/serviço dele que você não oferece e demais questões.
Quais são as vantagens?
A análise de SWOT apresenta diversas vantagens para a sua equipe entre elas estão uma visibilidade do mercado atual, estabelecer uma nova estratégia de marketing, levantar ideias junto com todos os colaboradores, alinhar a equipe de trabalho, durante a reunião para preencher a matriz é possível aumentar a interação entre os setores, engajar os integrantes, compartilhar possíveis problemáticas e de forma mais direta propor soluções.
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